Carnaval na Guarda!

Bem sei que o Carnaval já lá vai, mas não tem havido muito tempo para escrever e fazer um pequeno balanço do que foi.

Começou com uma ida prolongada à Guarda (a ponte soube a ginjas...) Nestes 4 dias tive o previlégio de dar a conhecer a minha cidade a uma amiga. Soube tão bem correr os becos e ruelas que no dia-a-dia vamos esquecendo, relembrar a história e toponímia da cidade, subir às muralhas (ou ao que resta delas), visitar o jardim e labirinto natural do Quintal Medroso, vislumbrar a magestosa Sé, beber cafés e chás nos 1001 locais que existem pro efeito, falar dos 5 F´s, visitar locais de destaque e amigos "da velha Guarda" e até citar os tão velhinhos e badalados versos "Ai muito me tarda, o meu amigo na Guarda"... Foi bom apresentar o meu "ninho", as minhas gentes, os costumes e até aquele ar que tantas vezes falo. Não há outro local onde o ar puro e gélido se mistura com o cheiro das lareiras acesas desta forma... indescritível mesmo! Não é por acaso que desde 2005 é a Cidade Bioclimática Ibérica, ou mais comumente designada de Cidade Ibérica do Ar Puro (gaba-te cesto =p)

Mas entre comidas típicas, jantares de amigos, e claro está a prova do melhor bolo e arroz doce do Mundo (ah ah ah) soubemos que na noite de 2ªfeira iria haver um evento de grandes dimensões (caso a chuva ou neve não o deitassem por terra). Apercebemo-nos de mistério no ar... ninguém desvendava a mínima ponta do véu, apenas o convite... 21h30 nas ruas da cidade. Pois bem, como somos bem mandadas fomos e não nos arrependemos nada. O evento teve o nome de "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo" e contou com a participação activa de 300 pessoas, entre artistas nacionais e estrangeiros. De referir que destes fez parte o grupo L’ Avalot (Barcelona), que recentemente ganhou o prémio do público de “melhor espectáculo de rua” na última edição da "Feria de Teatro de Castilla y León". O espectáculo baseou-se no costume antigo, enraizado nalgumas aldeias do concelho, em que o povo atribui a um galo os acontecimentos negativos, as intrigas, desavenças e desgraças do ano anterior, pelo que inicia um processo de julgamento e condenação à morte, pelo fogo. Foi um espectáculo completo que passou pelo tradicional desfile (com o suposto D. Sancho a abrir as hostes), pelo teatro de rua baseado na sátira social, pelo muito bem organizado fogo de artíficio (enquadrado no teatro), pelos cantares à capela, e entre muitos outros, pela intervenção da "AZAI RURAL" lol...
Segundo fonte do TMG, fomos cerca de sete mil pessoas (de nariz gelado) que demos calor e cor ao evento e fizemos deste Carnaval, uma noite inesquecível.

Foram 4 dias em grande, para repetir brevemente... assim espero...


Agradecimentos:

Aos papás e amigos que recebem sempre a malta de braços abertos!
A ti: Obrigada por teres aceite o convite (pera lá, fui eu que convidei ou fizeste-te de convidada? lol), por teres partilhado estes momentos comigo, por adorares tudo e mais alguma coisa, por naturalmente teres sido mais uma do grupo, por não te queixares muito com o frio na rua =), por aturares incondicionalmente as telhas nesta fase da Lu....
Ao M. X por me ter apresentado a pessoa linda que és.
Ao E. R. por ter criado oportunidades para te conhecer melhor e definitivamente entrares no meu Mundo.

Estou mesmo nostálgica, bolas... Obrigada a tudo e a todos lolol

Fiquem bem.

1 comentário:

V. Teles Fernandes disse...

Não me difames, não mais, pelo menos :P
Muito bom, a recepção, a hospitalidade com que fui recebida, as comidinhas boas, o carnaval genuinamente português... tudo!
Vamos repetir concerteza...
Quanto aos agradecimentos, prefiro não os personalizar ou até mesmo personificar... Há circunstâncias da e na vida que por vezes, aproximam e outras em que afastam as pessoas.
A nós tem-nos aproximado, bora aproveitar =)